As condições ambientais existentes podem ser modificadas, entre outros factores, pelas características dos locais, pela actividade que nela se realizam e pelas características dos meios de trabalho. Desta forma, cria-se um ambiente de trabalho que, de acordo com as condições existentes, pode ser mais ou menos favorável à saúde dos trabalhadores.
A Gecite-Açor dispõe da última tecnologia para a realização de estudos de conforto e stress térmico, que visam analisar e estabelecer as condições necessárias para a avaliação e concepção de um ambiente térmico adequado às atividades e ocupação humana.
O Conforto térmico é definido pela sensação de bem-estar, relacionada com a temperatura, entre outros fatores. Trata-se do equilíbrio entre o calor produzido pelo corpo e o calor que perde para o ambiente que o envolve. A condição de equilíbrio térmico, é condição necessária, mas não suficiente para que uma pessoa se encontre em conforto térmico, pois a mesma pode encontra-se em neutralidade térmica e estar sujeita a algum tipo de desconforto localizado. Os ambientes quentes são caracterizados por condições ambientais que levam a ocorrência de stress por calor.
O trabalho em baixas temperaturas, tanto no ambiente como em contacto com objectos frios e nos pisos excessivamente frios, além de desconforto térmico, pode provocar alterações fisiológicas e psicológicas.